2.2.10

Tire suas dúvidas

Um cabelo alisado com guanidina há dois meses já pode ser colorido de marrom e receber mechas louras?
Sim, desde que para a coloração seja utilizada emulsão oxidante de, no máximo, 20 volumes. Já as mechas não podem ser feitas, por incompatibilidade química, já que o descolorante age nas pontes de dissulfeto dos fios, onde a guanidina também atuou. Se ele for aplicado, há risco de quebra do fio.

Qual é o melhor ativo para controlar fios crespos e ondulados: tioglicolato de amônio ou guanidina?
Antes de escolher a fórmula, deve-se fazer uma análise dos fios, para saber não só qual ativo escolher, mas também a força que se deverá aplicar no processo. Entre as principais substâncias estão: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, lítio, guanidina, tioglicolato de amônio e tioglicolato de etalonamina. Elas desestruturam as cadeias internas do cabelo, modificando sua textura para o formato liso ou menos ondulado. Os produtos à base de hidróxidos de sódio e de cálcio, lítio e guanidina são indicados para fios étnicos, mais crespos. Já os tioglicolatos de amônio e de etalonamina, para os volumosos, com cachos largos ou ondulados. s hidróxidos retiram as pontes de cistina e dão nova forma ao fio. Após o alisamento, é preciso usar xampu indicador, para verificar se ainda há resíduos da química. Já o tioglicolato de amônio também desfaz as pontes de cistina, só que, após a aplicação, aplica-se um neutralizante, que religa as pontes, o que firma o novo formato.

Gostaria de aplicar guanidina em fios que foram alisados com amônia e tingidos com henna, mas que estão muito quebrados. É possível fazer esse procedimento com segurança?
Alisamento à base de tioglicolato de amônio não é compatível com guanidina, assim como com a henna. O melhor a fazer é esperar o crescimento, técnico da Mix-Use. A guanidina não deve ser utilizada em fios submetidos a produtos com amônia, chumbo (henê ou henna) ou outro alisante, como o tioglicolato de amônio. Na cliente com guanidina que quer colorir, usar colorações sem amônia e esperar, pelo menos, uma semana após a aplicação do alisante. Nada de descolorantes. Já os fios processados com tioglicolato de amônio podem ganhar mechas com tintura ou descolorante misturados a oxidantes de baixo volume. Mesmo assim, nos dois casos, fazer o teste de mecha e não colorir e alisar no mesmo dia, para não sobrecarregar a fibra capilar nem correr o risco de quebras.

Fonte: Cabelos & Cia

4 comentários:

Natalia Serrano disse...

Olá,
Quinta-feira (1 de julho) fiz um relaxamento, no salão, com tioglicolato. Foi a segunda vez que fiz, portanto a cabelereira aplicou apenas na raiz. Porém no dia seguinte, notei que sofri um corte químico nos cabelos da nuca, não é visível, mas sinto com a ponta dos dedos. Ela me disse pra ficar 3 dias sem lavar o cabelo, mas estou com medo que o produto continue agindo, e o prejuízo de perda de cabelo seja ainda maior. Amanhã vou conversar com ela, mas, perdi a confiança, então gostaria de saber se vc pode me ajudar, se devo lavar o cabelo, pedir pra ela aplicar neutralizante de novo, enfim... não quero ficar careca!
Obrigada

Anônimo disse...

Cabelo a base de Guanidina pode usar descolorante em pó sem amônia?

Mirian disse...

Boa noite.
meu nome é Mirian, sempre alisei meu cabelo com guanidinha. Recetemente fiz mechas no cabelo desde a raiz q ainda não havia sido alisada (ero do profissional), minha pergunta é se agora eu posso fazer guanidina em cima do cabelo descolorido?
obrigada!

SERGIO'S COIFFEUR & COSMÉTICOS disse...

Boa noite Mirian, tudo bem?

Não deve-se passar guanidina em cabelos descoloridos, porque os mesmos irão quebrar.

Abraços
Sergio Martins