No século 18, a modista francesa Rose Bertin aproveitou as mãos do cabeleireiro Léonard e a boa vontade da rainha Maria Antonieta para criar um penteado chamado “pouf”, e o que o trio preferia exibir na cabeça da filha da França podia chegar a um metro e meio de altura – tudo fixado com um monte de pomada, enchimentos e pó de arroz. Virou marca registrada da mal fadada reigne.
A rainha Maria Antonieta em pintura de Élisabeth Vigée-Lebrun
Na temporada de inverno 2010, o pouf apareceu em dois desfiles do Fashion Rio: Coven, feito por Daniel Hernandez; e Mara Mac, por Lavoisier. Em Paris, foi visto no desfile de altacostura da Christian Dior, obra de Orlando Pita.
Comparando aos penteados da rainha, as versões up-to-date perdem em estatura, mas ganham em praticidade: em vez dos enchimentos e pó de arroz, os profissionais usam apenas airspray (o nome é assim mesmo, diferente do hairspray com “h”). O produto, que deve ser aplicado a pelo menos 10 centímetros de distância da cabeça, sai fácil: se o shampoo básico não for o suficiente, é só recorrer a um anti-resíduos.
Poufs brancos nas passarelas: Coven, Mara Mac e Christian Dior
O maquiador Marcos Costa – responsável por duas das 10 belezas mais legais do SPFW – aprova o estilo para todas as idades com um conselho: “Beleza é personalidade e, como diz o editor de moda Paulo Martinez, dar uma olhadinha no espelho antes de sair também faz bem…”
Fonte: FFW
E aí ...você gostou do airspray ?
0 comentários:
Postar um comentário