15.1.10

Make e cabelo do Fashion Rio

Resumo do Fashion Rio
Outono - Inverno 2010

Acabaram se os desfiles e precisamos recapitular as tendências e estilos apresentados nesses seis dias de passarela. Muita maquiagem, roupa, sapato e nenhum tombo (graças a Dio!) Mas e os cabelos?? Acompanhamos todo santo dia o evento aqui no blog...então vamos ao que interessa ...

No primeiro dia tivemos os desfiles de Aüslander, Melk-Z-Da, Giulia Borges e Victor Dzenk.

A Aüslander inaugurou a passarela carioca com seus desenhos sóbrios e quase sombrios, de tendências urbanas, nos quais sobressaíram os acessórios como ombreiras exageradas, luvas pontiagudas e redes cobrindo o rosto das modelos. O estilista apostou no preto para os suéters, quase sempre com frases escritas em inglês, e para camisas com desenhos impressos, de inspiração claramente urbana.
Ficou clara a influência além de urbana, rock e punk. Pra quem leva a vida no estilo rock and roll, adoraram a ousadia da coleção.
A criação foi inspirada em bandas de rock dos anos 1980. A melhor referência é o Kiss, disse o maquiador, “por causa da cara branca e sem desenhos”, feita com air brush próprio para pintura.
O cabelo, liso e levemente texturizado, era especialmente dark: foi fixado com um incrível moicano de pregos que, segundo os modelos, não era assim tão pesado.

Num mundo mais fantasioso, a coleção da capixaba Giulia Borges, falava do medo do escuro, certas peças pareciam ter saído de um livro para crianças. A cartela de cores explora o preto e o bege, com pinceladas de vermelho. Há volumes nos ombros e contraste entre pregas e franzidos.


No resto do rosto, a maquiagem era nula. Mas foi a boca que chamou a atenção: por cima do batom vermelho, Daniel Hernandez, o maquiador, grudou partículas de glitter vermelhas. Fez toda a diferença.

Como? Daniel deixou a pele natural aplicando apenas base, pó compacto e, nos cílios, curvex – para destacar os lábios: o batom vermelho era cuidadosamente finalizado com glitter comum da mesma cor.


O cabelo foi preso em uma trança bem fixada, presa no meio da cabeça. “É bem simples, já que o penteado é decorado com laços”, disse Daniel.

Eu adorei esse estilo meio Alice no País das Maravilhas... Eu até usaria algumas peças! E você?


No segundo dia tivemos os desfiles de Walter Rodrigues, Cantão, Lucas Nascimento e Printing.

Falamos do Lucas Nascimento, uma agradável revelação, revelou outro lado dos tricôs... Um desfile pra lá de interessante.

No cabelo, o penteado feito por Oliver de Almeida W. foi inspirado em um casual coque de vovó. O cabelo foi preso e desfiado em três seções e texturizado com pó, para dar uma aparência opaca.
Na maquiagem, a beleza era um caminho diferente. Começando pelas sobrancelhas, que foram descoloridas de fato. “É um jogo de luz e sombra”, resumiu Lau Neves. Foi aplicada uma sombra marrom misturada com vinho no côncavo, iluminador nas pálpebras e lápis branco nos cantos internos, passou algumas camadas de rímel e apagou a boca com um batom esbranquiçado.


Sobrancelhas descoloridas, você encara? A novidade, que já frequentou passarelas internacionais, acaba de ser lançada por aqui...

E pro Cantão, recorri à Gloria Kalil, porque aquelas estampas estavam me deixando um pouco confusa e não era que a estilista tinha se influenciado em Istambul?

Pra ser sincera, não me identifiquei com as peças, a influência folk foi o que mais me agradou... Se você estiver se perguntando mais o que é folk?...calma... O estilo Folk, que justamente vem da palavra folclore, é marcado por peças, acessórios e tecidos que compõem vestuários regionais, como franjas, couro parkas, penas ,botas cowboy,vestidinhos soltos e floridos e mais os acessórios, como colares feitos artesanalmente, aliás, toda biju artesanal, tipo de madeira, com penas, contas e tals …


Maquiagem: A beleza da marca misturava dois tons que não costumam andar juntos quando o assunto é maquiagem: dourado e azul. A sombra dourada preenchia todo o côncavo, enquanto o delineador azul contornava apenas os cantos dos olhos, dando uma aparência geométrica.

No terceiro dia de desfile tivemos: Mara Mac, Filhas de Gaia, Cavendish, Graça Ottoni e Coven.

Mas a coleção que deu o que falar foi a da Mara Mac, que abriu o dia com looks inspiradores! A estilista colocou modelos com topetes altíssimos na passarela e apresentou peças de formas amplas, muitas vezes, com a cintura marcada.


Maquiagem: Pele opaca e cílios postiços foram as únicas coisas feitas no rosto.

Os cabelos tinham a frente com aparência descolorida e vinham com uma trança embutida, foi destaque da beleza da Mara Mac o penteado: uma banana dupla com topete (e mullet na parte de trás) com aparência “congelada”, como se a mulher tivesse passado por uma nevasca.

Celebridades como Letícia Sabatella, Lília Cabral e Marília Pêra, foram algumas que assistiram ao desfile da coleção. E como assistiram! Elas aprovaram as peças e disseram serem fãs de carteirinha da estilista.

E agora no 4° dia tivemos Acquastudio, Claudia Simões, Maria Bonita extra, Juliana Jabour e TNG.

Demos destaque para a TNG, por quê? Porque a coleção do estilista juntou as roupas, trilha sonora e estilo, todos no mesmo compasso em ritmo contagiante e contou com um remix de realidades - o encontro dos tecidos sintéticos com os naturais é um dos ponto altos da coleção. Ah! E não vamos esquecer do inesquecível chiclete do Thiago Lacerda, que alias virou até matéria na globo.com! Ta duvidando é? http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1443220-9798,00-CHICLETINHO+DE+THIAGO+LACERDA+FAZ+SUCESSO+NA+PASSARELA+DO+FASHION+RIO.html

O penteado era o cabelo bem liso e solto ou preso em um coque simples, com uma faixa de pelúcia ao redor do rosto. Na boca, Robert passou uma cor coral. O estilo canino apareceu nos olhos de sombras acinzentadas, que lembram o olhar gelado do cachorro meio lobo.

A maquiagem, particularmente, achei um pouco pesada pro look inspirado no Canadá e no Alasca (isso que as moçoilas estavam com a perna de fora) não sobrou alternativa pra nós, meninas, do que sentir frio... Usar uma saia e só!
Robert Estevão maquiou os globais Taís Araújo e Thiago Lacerda com uma referência um pouco diferente: o husky siberiano.

No quinto dia de desfile, quatro desfiles: Redley, R Groove, Têca e Espaço Fashion.

A gente falou da Têca no blog, a influência vampiresca sofisticada e glamorosa com um toque sombrio, perigoso e rock...ui lala... Um dos destaques do desfile foi o uso incomum das cores azul e verde juntas, que de algum jeito a estilista soube casar elas muito bem e criou peças super interessantes.

Para Têca, definitivamente, o seu inverno será brilhante: o cintilante ganhou as passarelas em forma de sombras metálicas, o glitter chega colorido e nada tímido. Trance os cabelos para um dos lados e ganhe um visual arrumado e atual; enfeites “modernets” também entram na lista de tendências. O cabelo foi preso em uma trança limpa e um pouco torta, “para dar mais destaque aos detalhes das roupas.”




E mais do brilhante: o olho super marcado com sombra azul marinho ganhou um ar especial graças aos cantos internos decorados com três cores de glitter (verde, verde escuro e azul) fixado com gloss.
Para dar a aparência vampiresca que inspirou a coleção, Ricardo dos Anjos focou nos olhos. Esfumaçou-os de azul escuro, passou lápis preto e muita máscara de cílios antes de aplicar três cores de glitter (um azul e dois verdes) nos cantos internos.

No sexto e último dia de desfile, o Fashion Rio apresentou as coleções de: Nica Kessler, Patachou, Andrea Marques, New Order e Alessa.

No blog, nós só falamos na Alessa porque ela encerrou o evento e sua coleção estava com um toque leve e bem-humorado.

“A Alessa me pediu um cabelo exagerado, e daí criei essa cebola maluca”, disse Daniel sobre o último penteado desfilado no Fashion Rio.
Para equilibrar com o cabelo meio cômico, o make foi mais severo, com as sobrancelhas fortemente marcadas de preto.

Super diferente né ... E vocês o que acharam dos desfiles? Qual é o seu preferido? Pra cada coleção aqui falada tem um post com muito mais detalhes da marca ok?

Fiquem de olho porque domingo começa SPFW!! A semana de moda em SP!

0 comentários: